terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Acertando as atividades

Filme: Narradores de Javé

A proposta abaixo foi criada pensando em propor uma discussão com os professores cursistas acerca de aspectos relevantes que podem ser explorados em sala de aula.

Pontos de observação e análise:
1) Vale do Javé era uma pequena cidade interiorana como tantas outras que existem no Brasil. Embora pequena, mantém seus traços e sua história. Como os causos, contados pelos mais antigos, colaboravam para a manutenção desse traço cultural?
2) A narração sobre a história da cidade e do povo de Javé em seu início era exclusivamente oral. De que forma a narração foi tão importante para garantir o conhecimento e o não desaparecimento de Javé?
3) A localidade de Javé era composta por analfabetos, problema ainda reconhecido em nosso país. Analisar o confronto feito sobre essa situação e o destaque dado a importância do ato de ler e de escrever.
4) A prática da posse da terra por meio das “divisas cantadas”, as histórias contadas pelos moradores sobre a origem do lugar e a necessidade de se fazer o registro da história do povoado suscitam a reflexão acerca de modalidade oral x modalidade escrita da língua. A partir de elementos do filme, listar características de cada linguagem.
5) Como pode ser entendido o ditado popular “Em terra de cego, quem tem olho é rei” nas situações do filme.
6) Outro aspecto relevante a ser observado é o regionalismo presente na fala das personagens. Como se dá o confronto entre esse regionalismo e a urgência de se redigir um texto documental, no caso, um dossiê.
7) O objetivo de se fazer um registro, relato científico sobre Javé não se concretiza e a pequena cidade foi inundada. Quais fatores podem ser levantados para que o trabalho da personagem “Biá” não se concretizasse e qual conceito poderia ser formado para o termo “texto científico”?
8) O final do filme enfatiza o nome do mesmo “Narradores de Javé”. Por quê?
Lilian

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