sábado, 1 de agosto de 2009

RELATÓRIO – Encontros 1 e 2 – Afonso Claudio

SEDU – ES
SRE Afonso Cláudio

Gestar II – Língua Portuguesa

Formadora: Professora Elisa Alves

RELATÓRIO

04/07/09, de 08h às 12h – Encontro 1 (unidade 9)

Muitos dos cursistas, neste dia, estavam vindo pela primeira vez e, portanto, sem conhecer o material. Poucos haviam dado início às leituras e atividades.

Assim, decidimos por fazer o estudo da unidade 9 durante a manhã e da unidade 10 à tarde, para conseguir o envolvimento de um número maior de cursistas

Após essa sondagem inicial da situação de cada um para com o curso, reapresentei os avisos, as regras, enfim, o guia geral do curso.

Em seguida, as duas únicas professoras que haviam dado início às atividades – conforme solicitação da aula inaugural e do blog – fizeram o relato de suas primeiras experiências e compartilharam com todos seu portfolio apenas iniciado.

A partir de então, começamos o estudo dos gêneros textuais, com slides e comentários coletivos.

A primeira atividade foi a elaboração de textos em gêneros diferentes, a partir de texto descritivo sobre uma casa: a casa de Eduardo.

Depois dos textos apresentados, lemos os conceitos presentes no livro, bem como as sugestões de atividades, e encerramos o encontro lendo o texto de Luiz Antônio Marcuschi.





04/07/09, de 13h às 17h – Encontro 2 (unidade 10)

Na parte da tarde, a coordenadora dividiu com os cursistas e formadores a dificuldade que estava encontrando, junto à Sedu, para manter os encontros durante todo o dia de sábado. Muitos cursistas, então, manifestaram sua impossibilidade de continuar o curso, pelo quão dispendioso ele se tornaria, com encontros quinzenais. A coordenadora comprometeu-se a manter o diálogo com a Sedu e voltamos às atividades. Entretanto, durante a tarde, vários de meus cursistas me pediram que entrasse em contato com eles, caso os encontros passassem a ser quinzenais, para que pudessem oficializar sua desistência.

Continuamos, dessa forma, estudando os gêneros, seguindo a unidade 10.

Lemos o poema de Drummond, bem como seu texto sobre as lavadeiras de Moçoró e fizemos a atividade 3.

Depois, lemos o Tango – texto minimalista apresentado em slides – e os cursistas, divididos em grupo, criaram outros textos, dentro do mesmo princípio, cada qual com um ritmo diferente.

Não havia computadores para todos, então, os grupos fizeram suas apresentações com papel, mesmo, explicando suas ideias e levando como tarefa de casa a concretização delas em slides.

Para estudar o gênero poético, sugerido pelo livro, fiz declamação do texto completo de Vinicius de Moraes “O operário em construção”, seguida do canto da música “Construção”, de Chico Buarque. Foi um momento de muita sensibilidade, que inspirou os comentários do grupo e o encerramento, quando tocamos rapidamente na literatura de cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores