terça-feira, 15 de setembro de 2009

Relatório do GESTAR II - Petrolina/PE –

A IX oficina do GESTAR foi vivenciada na UNIVASF com o tema “ Produção textual:planejamento, produção, revisão e edição; fundamentando os argumentos na reflexão sobre os usos comunicativos da escrita e sua reflexão sobre o desenvolvimento de habilidades sobre as etapas do processo de produção escrita. Essa oficina além de discutir a importância do eixo de produção, tinha como objetivo discutir práticas de alternativas , inseridas numa diversidade de situações. Tem-se percebido uma certa dificuldade por parte dos professores de Português para realizarem seu trabalho num momento em que a tônica no ensino de língua materna vem sendo o texto. Com o intuito de tentar colaborar com esses professores, nesta oficina procura-se mostrar o ensino de Português como elemento consciente de interação social — visando ao uso, portanto. Esse ensino deve ter como objetivo desenvolver e estruturar a competência comunicativa do aluno, capacitando-o a “usar melhor” sua língua não só como aperfeiçoamento, correção e aquisição de estruturas, mas também, e principalmente, como adequação do ato verbal às situações de comunicação. Para que o aluno domine conscientemente a linguagem, a escola exerce um papel fundamental. Mas como a língua portuguesa vem sendo ensinada em nossas escolas? Parece que um ensino compartimentado: de um lado, são feitas atividades de sistematização gramatical e, de outro, atividades de redação, leitura e interpretação, que estão relacionadas à operação com a linguagem. Nesse ensino, não há espaço para a reflexão sobre os procedimentos que são usados; sobre como se relacionam as unidades da língua, os diferentes enunciados, bem como os textos e seus produtores e/ou receptores; sobre que propósitos os textos têm.
A acolhida foi feita com o significado dos nomes de cada participante, através da leitura compartilhada e das inferências dos grupos. No início da discussão foi apresentado o tema transversal “Diversidade cultural” em consonância com práticas de cultura e expressões corporais como a dança e a música. Para reforçar a discussão de Língua foi trabalhado as funções da linguagem, em que os professores, em duplas, analisaram vários textos e foram encaixando-os na função identificada.
Nesta oficina, apresentou-se um painel com várias imagens e os professores a partir de um roteiro responderam sobre as preferências físicas e psicológicas do personagem escolhido e em seguida foi construído o retrato poético, seguindo a orientação do AAA6 do aluno. A atividade de trabalho com o texto lacunado foi feita com discussões coletivas para que fossem preenchidos os espaços vazados, coerentemente, com os conectivos adequados. Nesse sentido, foram utilizados 3 textos informativos nos grupos e caixinhas contendo fichas com expressões e conectivos para serem utilizados de acordo com a sequência textual.
A partir da sugestão do AAA6- aula 6 – foi entregue nos grupos uma lista de palavras para criação de manchetes diferentes, acrescentando palavras ou expressões que acharem necessárias à coerência desse gênero textual. A próxima etapa, também foi desenvolvida em grupo, no qual receberam envelopes com roteiro do tema, “Carnaval, máscaras e fantasias” para produção de reportagens e manchetes a respeito do tema. A presente sugestão de estudo objetivou potencializar o desempenho linguístico dos professores, no que se refere às habilidades de leitura, de análise textual, de produção textual e aplicação dos conhecimentos acerca da estrutura da língua, no dialeto padrão culto, de modo a facultar-lhes maior autonomia e competência no processo de construção de texto de diferentes tipologias e gêneros, tornando o ambiente escolar uma constante socialização do pensamento.

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