quinta-feira, 3 de junho de 2010

RELATÓRIO - Encontros 13 e 14 – Afonso Cláudio - 05 de dezembro de 2009







MANHÃ – UNIDADE 23

Encontro difícil.
Choveu por toda a noite anterior em toda a região, e como todos moramos longe, tivemos dificuldades para chegar.
Com pouca gente e um tanto molhadas, iniciamos o encontro falando dos encaminhamentos das tarefas práticas nas escolas. Mas o clima era tenso por causa da chuva, o que se acentuava pelo fato de que de momento a momento chegava mais gente falando da quantidade de água pelo caminho.
Percebendo que eu devia me apressar, e sentindo a dispersão dos relatos, iniciamos logo uma produção de texto com a dinâmica “Advogado do diabo”: num envelope há várias figuras que foram partidas ao meio. Atrás de cada uma delas está escrito um tema polêmico – o mesmo tema nas duas metades. Entretanto, uma destas orienta: “defenda essa ideia”. A outra metade já diz: “defenda a ideia contrária”. As metades são distribuídas aleatoriamente, de forma que cada pessoa não saiba que tem um par. Depois de um tempo determinado para desenvolvimento do texto, cada um procura o colega que tem a outra metade de sua figura. Quando se encontram os dois trocam de textos entre si e, mantendo seu posicionamento inicial, vão responder ao texto um do outro, contra-argumentando. Num terceiro momento, os textos voltam a seus autores para que estes avaliem se seus colegas foram capazes de apresentar contra-argumentos sólidos.
O trabalho foi positivo, houve boa participação dos cursistas para escrever. Mas já íamos para o terceiro momento, e ainda havia gente chegando... E cada pessoa que chegava trazia consigo notícias preocupantes sobre as chuvas.
Estava prevista para esta data uma pequena confraternização de fim de ano, e nós inclusive havíamos nos cotizado para comprar uma torta salgada e refrigerantes. Mas no clima tenso e molhado em que nos encontrávamos, o grupo propôs que não fizéssemos o intervalo da manhã, antecipássemos a torta para o horário do almoço e ficássemos ali mesmo, começando o período da tarde mais cedo e indo embora por volta das 14 horas.
Foi, sinceramente, uma proposta até razoável diante da inundação iminente – o que me convenceu do comprometimento do grupo com que eu estava tendo a honra de estudar.
Terminada a elaboração dos textos argumentativos, então, fizemos um estudo teórico do TP 6 (páginas 129, 137 e 145) em grupo, com subsequente socialização, e paramos para um rápido almoço, com desejos de bom fim de ano e de águas calmas para aquele resto de dia.


TARDE – UNIDADE 24


Para motivar a discussão sobre literatura para adolescentes, propus que realizássemos a interessante atividade da seção 3, a partir da página 192, individualmente. Depois, cada qual apresentou suas posições, que foram discutidas e comparadas com as dos demais.
Às 13: 40h eu apresentei outros tópicos que aprofundaríamos neste dia e nos despedimos, esperando um reencontro com boas notícias no ano seguinte.
As chuvas continuaram pelo restante do dia, dificultando o trajeto de volta e enchendo meu peito de apreensão. Como as professoras encontrariam seus lares ao chegarem em casa?
No dia seguinte, apenas, por e-mail, tive notícias de algumas. Houve inundação, transtornos e perdas materiais. Mas graças a Deus sem perdas humanas.
A água é um mistério, como a própria vida. Carrega em si o paradoxo da dualidade, como tudo o que constitui este verdejante planeta. Mansa, ela possibilita a vida. Mas que poder de destruição tem, quando se ergue imponente!
Que todos os que conheceram esta sua segunda face tenham condições de se refazer em tempo de celebrar o Natal de Jesus, que se aproxima. E que esta mesma celebração nos preencha a todos de vida nova e desejosa de mais e mais aprender.


Elisa Alves

**************************

Elisa,
Como terminou o seu dia de ontem? Fiquei muito preocupada com você, devido à situação das estradas por causa da chuva. A minha cidade ficou toda inundada, não tive como chegar na minha casa, precisei dormir na casa da minha amiga Regina. Foi tudo muito triste. Temos 1.000 pessoas desabrigadas aqui, estamos todos apavorados.

Manda-me notícias.
(Professora Rita - 06/12/2009)

***************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores