terça-feira, 10 de novembro de 2009

Relatório – Encontro 7 – TP6 – Vila Valério – ES
Gestar II – Língua Portuguesa
Formadora: Myrcea Lourenzon Colombi
20/10/2009, às 12h – Encontro 7 (Unidades 21 e 22)

Iniciamos o encontro com a apreciação da mensagem “Agradecendo os Espinhos”, que falava da importância de agradecer sempre, inclusive nos momentos não muito bons. Em seguida, foram abordados os temas estudados em casa pelos cursistas, que deixaram claro que as atividades propostas eram muito boas. Expomos, também, as experiências em sala de aula das atividades desenvolvidas, no qual os professores destacaram que a cada dia percebem que o que falta na formação dos nossos educandos é a leitura, a escrita e a interpretação.
Retornamos aos assuntos estudados nas unidades, através de um slide com duas histórias em quadrinhos reforçando a força da argumentação, após comentarmos sobre as imagens produzimos em grupos dois textos argumentativos tendo como tese, um provérbio. Apreciamos e comentamos os slides com o “Avisos Paroquiais” adequando-os ao tema estudado e também os slides com “Frases Perfeitas”.
Foi sugerido aos professores desenvolver com seus alunos uma atividade de produção de texto coletiva com uso de imagens de recorte de jornais e revistas.
Por fim, produzimos a atividade proposta pela oficina, onde o grupo desenvolveu as atividades de conclusão do texto “Espírito Carnavalesco” de Moacyr Scliar e uma sequência pedagógica de como explorá-lo em sala de aula.
A oficina foi avaliada como produtiva, interessante e sugestiva, pois as atividades desenvolvidas e estudadas também podem ser desenvolvidas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores