quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Relatório – Encontro 9 – TP1 – Vila Valério – ES
Gestar II – Língua Portuguesa
Formadora: Myrcea Lourenzon Colombi
10/11/2009, às 12h – Encontro 9 (Unidades 01 e 02)

Iniciamos o encontro conversando sobre o estudo desenvolvido em casa, o qual os professores cursistas demonstraram realmente ter estudado o conteúdo, o que torna a oficina bem mais produtiva. Os cursistas também aproveitaram o momento para trocar idéias sobre as atividades desenvolvidas com seus alunos em classe e para analisar as experiências dos outros professores. Desta forma, houve participação de todos os cursistas na socialização do conteúdo.
Após a socialização os professores assistiram a um trecho do filme “Língua – Vidas em Português”, e antes de comentarmos a essência do filme, fizemos a leitura do texto “Babel é aqui: todas as línguas em português”, de Ormezinda Maria Ribeiro, ai então, discutimos o tema relacionando o filme, o texto e o tema estudado na oficina, o qual gerou uma discussão muito gostosa.
Logo após produzimos o estudo dos slides de socialização e TP, fizemos a leitura da história em quadrinhos de “Chico, o orador da turma” e a charge do “Orador de Direito”, a qual os professores adoraram e se divertiram muito, e ainda fizemos a leitura da “carta de Alfredão” e a resposta de “Bertolini”, que também foi considerado muito legal para se trabalhar na sala de aula. Em seguida produzimos a atividade proposta pela oficina, que seria a analise de uma redação produzida por uma aluna de ginásio. O que gerou, também, uma discussão muito produtiva.
Foi uma oficina muito produtiva, com atividades que os cursistas gostaram muito de produzir e conhecer. Após a realização das atividades propostas pela oficina os professores aproveitaram os momentos finais para concluir e organizar os projetos que estão sendo desenvolvidos.

Para finalizar a oficina ainda, apreciamos a mensagem “Um pé de pêra” no data show, e conversamos sobre a bela lição de vida apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores