segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Relatório – Encontro 8 – Vila Valério – ES
Gestar II – Língua Portuguesa
Formadora: Myrcea Lourenzon Colombi
03/11/2009, às 12h – Encontro 8 (Unidades 23 e 24)
Iniciamos a oficina fazendo a leitura da mensagem “Pequeno Príncipe” e comentamos quão agradável é a leitura deste livro, pois um dos temas da unidade em estudo era a leitura.No encontro discutimos os temas trabalhados nas unidades 23 e 24, que giraram em torno da produção e leitura de textos. Em seguida os professores socializaram sua experiências de atividades desenvolvidas em sala de aula, onde apresentaram belos e interessantes trabalhos desenvolvidos pelos seus alunos e destacaram algumas atividades do TP 6 que acharam de grande significância para ser trabalhadas em sala..
Fizemos a leitura dos slides com as gafes de jornais, refletimos sobre as manchetes e produzimos a reescrita de algumas delas. Depois os professores produziram uma ampliação da frase “O peito do pé de Pedro é preto”, a qual acharam a atividade muito legal e que induz o aluno a pensar e incorporar um vocabulário com som parecidos, mantendo o princípio do trava-língua.
Para encerrar os professores desenvolveram a atividade proposta pela oficina, e acharam a atividade interessante, pois pode ser trabalhada, também, em sala de aula, levando o aluno a analisar um livro não pela grossura, e sim pelo tema, título, capa, resumo...
Para finalizar o encontro, é claro que não podíamos deixar de apreciar a mensagem “Grandes Clássicos”, onde conhecemos o resumo de clássicos da nossa Literatura Mundial de uma forma bem “diferente”.
O grupo de professores está realizado com as oficinas e tem gostado muito das propostas de trabalho, esta em especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores