terça-feira, 7 de julho de 2009

Aula Inaugural do Gestar II – Língua Portuguesa – Pinheiros-ES.

Aula Inaugural do Gestar II – Língua Portuguesa e Matemática – Pinheiros-ES.
Ao retornarmos da formação em Vitória, iniciamos os preparativos para o início dos trabalhos em nosso município – Pinheiros-ES.
Assim, no dia 22 de maio de 2009, sexta-feira, realizamos a aula inaugural do Gestar II – Língua Portuguesa e Matemática, na EMEF Doutor Emir de Macedo Gomes, às 18 horas. Neste encontro, estiveram presentes o prefeito municipal de Pinheiros, o Senhor Antonio Machado, a secretária municipal de educação, a senhora Simone Fernandes, a superintendente pedagógica do município, a senhora Sônia Ferreira, a coordenadora municipal do Gestar, a senhora Disney Calegari, eu, formadora de Língua Portuguesa, (Sandrina Wandel Rei), o formador de matemática, Alex Meneses, os diretores e os professores da rede municipal de Pinheiros das disciplinas envolvidas no programa.
A coordenadora municipal iniciou o encontro desejando boas vindas a todos os presentes. Em seguida, passou a palavra para o prefeito Antonio que disse está confiante na contribuição que o Gestar II trará para a educação de Pinheiros. Logo após, a secretária de educação informou aos presentes que é uma satisfação enorme poder participar do programa porque acredita que os formadores vão trabalhar da melhor maneira possível para que os encontros realmente façam a diferença no trabalho dos professores em sala de aula. Lembrou que todo profissional da educação deve ter como prioridade a aprendizagem dos alunos.
Em seguida, nós (Sandrina e Alex) explicamos o funcionamento do Gestar II, conceito, objetivos, metas e resultados esperados. Passamos a mensagem “ser professor” e o vídeo “Saberes e Sabores”, discutimos sobre os novos sabores da aprendizagem a serem degustados pelos professores e alunos.
Servimos um coquetel de confraternização e ao retornarmos para os trabalhos, dividimos as turmas de Língua Portuguesa e Matemática para melhor esclarecermos os trabalhos a serem desenvolvidos durante a formação do Gestar II.
Iniciei as orientações dos estudos individuais, momento coletivo, avançando na prática, projeto de leitura, interpretação e escrita. Organizei com os cursistas a agenda das oficinas que ficaram assim definidas:



GESTAR II – PROGRAMA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

DEFINIÇÃO
É um programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino aprendizagem.

*O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.

*Tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais.
*Tem a finalidade de elevar a competência dos profissionais e de seus alunos e consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.

Duração – 1 ano

Material do programa:
06 TP’s – Cadernos de Teoria e prática
06 AAA – Atividades de Apoio à Aprendizagem/aluno
06 AAA-Atividades de Apoio à aprendizagem/professor
01 Guia Geral

Carga Horária – 300 horas
Para o cursista:
Estudos individuais – 120 horas
Estudos coletivos/oficinas – 80 horas
Lição de casa – 60 horas
Elaboração de um Projeto dentro dos temas trabalhados – 40 horas
Total- 300 horas


Divisão das oficinas:
16 oficinas das unidades pares dos TP’S (as unidades ímpares farão parte dos estudos individuais dos cursistas)
02 oficinas introdutórias
02 oficinas para avaliação

Sugestões para as datas das oficinas (estudos coletivos)

22/05/09 (sexta-feira)
Aula inaugural – Às 18 horas na Escola Emir de Macedo Gomes.
*Explicação do Programa com a participação da coordenadora pedagógica municipal (Disney) e da Secretária Municipal de Educação (Simone.).
Obs.: Após a apresentação cada formador irá com a sua turma de cursistas para as respectivas salas e darão continuidade a explicação do programa, agora de maneira particular em cada área.

03/06/09 (quarta-feira) – Às 18 horas
*Oficina do TP 3 – Gêneros e Tipos Textuais – Unidade 10: Trabalhando com Gêneros Textuais.

17/06 (quarta-feira) – Às 18 horas
*Oficina do TP 3 – unidade 12 – Gêneros e Tipos Textuais – Unidade 12: A inter-relação entre Gêneros e Tipos Textuais.

01/07 (quarta-feira) - Às 18 horas
*Oficina do TP 4 – Leitura e Processos de Escrita I – Unidade 14: O processo de Leitura

22/07 (quarta-feira) – Às 18 horas
*Oficina do TP 4 – Leitura e Processos de Escrita I – Unidade 16: A produção textual. Crenças, teorias e fazeres.

05/08 (quarta-feira) – Às 18 horas
*Oficina do TP5 – Estilo, Coerência e Coesão – Unidade 18 – Coerência Textual.

19/08 (quarta-feira) – Às 18 horas
*Oficina do TP5 – Estilo, Coerência e Coesão – Unidade 20 – Relações Lógicas no Texto.

02/09 (quarta-feira) – Às 18 horas
Continuação da oficina do TP 5.

Setembro/2009 – Formação do Gestar II em Vitória ( formadores Sandrina e Alex)

IMPORTANTE:
O cursista deverá apresentar as atividades desenvolvidas com os alunos ( lição de casa) e os estudos individuais em forma de portifólio.
Durante o programa, o cursista deverá elaborar um projeto dentro dos temas estudados e colocá-lo em prática na escola em que trabalha.

O encontro foi encerrado com a leitura da mensagem “O Presente”. Os cursistas demonstraram muito entusiasmo pela dinâmica do Programa e pela realização das oficinas, deixaram transparecer que há tempos que os profissionais da área de Língua Portuguesa estavam esperando por momentos de socialização da aprendizagem. Mostraram estar comprometidos com a renovação na prática pedagógica.
A próxima oficina será realizada no dia 02 de junho de 2009, quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores