terça-feira, 7 de julho de 2009

Relatórios SANDRINA Cidade PINHEIROS


Mensagem da águia;
• Esclarecimento do programa Gestar II para os cursistas de Boa Esperança;
• Socialização dos estudos individuais da Unidade 09 do TP 3;
• Trabalho em grupo da unidade do TP 3;
• Considerações sobre a unidade 19 no power point;
• Realização e apresentação das propostas de atividades em grupos;
• Lição de casa;
• Avaliação da oficina;
• Orientações para o estudo individual da unidade 11 do TP 3;
• Encerramento da oficina com o texto Mudanças em 2009.

Iniciei o encontro com a confecção dos crachás com as características individuais. Em seguida, cada participante pegou os bonecos de EVA e ofereceu ao colega para fazer a sua apresentação.
Passei no projetor multimídia a mensagem da águia e discutimos sobre a importância da renovação na vida do profissional da educação. Em seguida, os cursistas fizeram a socialização dos estudos individuais da unidade 09 – Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado. Percebi em suas exposições que sentiram prazer nos estudos individuais. Demostraram segurança nos relatos e satisfação em poder socializar a aprendizagem.
No fim da socialização fiz algumas considerações no power point sobre a unidade 09: competência sociocomunicativa, gêneros textuais, competência lingüística, organização e identificação dos diferentes gêneros textuais. Após a socialização, dividi a turma em 3 grupos para a realização dos trabalhos da unidade 10:

Grupo I – Seção 1- Gênero literário e não-literário.

Discutir e expor para o grupo os seguintes pontos:

*Distinguir as características de gênero literário e de gênero literário.

*Focar a expressão “na linguagem literária, tão importante quanto dizer é o como dizer”.

*Explicar o que é gênero científico e gênero divulgação científica.


Grupo II – Seção 2 – O gênero poético

Discutir e expor para o grupo os seguintes pontos:


*Caracterizar o gênero poético de acordo com a função estética da língua.

*Um texto pode apresentar características do gênero poético e se classificar como pertencente a outro gênero? O que define, nitidamente, se um texto pertence ao gênero poético?

*Focar a expressão “... no gênero literário, a forma não pode ser desvinculada do conteúdo”.


Grupo III – Seção 3 – Uma subclassificação do gênero poético: o cordel

Discutir e expor para o grupo os seguintes pontos:

* Por que o cordel é considerado uma subclassificação do gênero poético?

*Focar a expressão “...os gêneros ficam marcados por sua história...”

*Em quais fontes da literatura o cordel busca inspirações?

*Comente sobre a função social do cordel.

Cada grupo apresentou o resultado das discussões em grupo.

Após a apresentação de cada grupo, fiz as intervenções no power point sobre a unidade 10. Em seguida, expliquei a lição de casa (avançando na prática). Aproveitei a oportunidade e conversei sobre a elaboração do Projeto.
Distribui a avaliação da oficina e encerramos com a leitura do texto Mudanças em 2009.
Ao término do encontro percebi que estamos no caminho certo para despertarmos o gosto pela leitura, interpretação e escrita dos nossos alunos. Os professores gostaram do material e viram nele um suporte a mais para a elaboração e execução das atividades de leitura e produção textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores