terça-feira, 7 de julho de 2009

Relatórios Marli Moraes Vitória ES

2- Atividades desenvolvidas pela formadora

O início das atividades do programa de formação continuada GESTARII aconteceu no dia 06-06-2009 na Escola de Ensino Médio e Fundamental Arnulpho Mattos, situada à Rua Presidente Nereu Ramos s/nº, Bairro República, Vitória- ES., sob direção da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, tendo como formadora a professora de Língua Portuguesa Marli Nascimento Moraes.
O primeiro encontro foi dividido em dois grandes momentos. O primeiro momento foi conduzido por representantes da SEDU e teve como objetivo a apresentação e caracterização do Programa Gestar II e dos formadores.
O segundo momento ficou sob minha responsabilidade como formadora. Como era o meu primeiro contato com o grupo, elaborei uma dinâmica de apresentação visando um melhor entrosamento do grupo. Após o momento de apresentação, expliquei o Currículo do GESTAR II segundo o guia geral.
Nossa primeira atividade de estudo foi desenvolvida em pequenos grupos de 3 componentes. Foram distribuídos gêneros textuais variados para cada grupo e após um breve tempo de leitura discussão, cada grupo fez a leitura do texto caracterizando o gênero textual para todo o grupo.
Dando continuidade ao estudo dos gêneros, iniciei a Oficina TP3- Unidade 10, antes do início efetivo da oficina expliquei o porquê de começarmos o estudo pelo TP3 enfatizando a autonomia do professor, e então explorei cada gênero através de uma caracterização detalhada e apresentação de exemplos práticos de cada um. Dediquei maior tempo e maior detalhamento ao gênero poético, enfatizando a aplicação desse gênero em nosso cotidiano. Continuaremos o estudo dessa unidade no próximo encontro.
Em um último momento discutimos sobre as atividades a serem realizadas em casa, solicitei que eles fizessem os estudos teóricos e as atividades do TP3 e AAA3, unidade 9. Além disso, pedi para cada professor elaborar um projeto interdisciplinar que será implementado em sala de aula do início ao término do curso.



3- Próximas atividades

O próximo encontro acontecerá no dia 20-06-2009 na EEEFM Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, no horário de 8:00 -12:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores