segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Gestar/Pinheiros

CURSO: GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADORA: Sandrina Wandel Rei de Moraes - MUNICÍPIO: Pinheiros-ES
“Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar pensar” Rubem Alves
Unidade 24 – TP 6 – LITERATURA PARA ADOLESCENTES DIA 04/11/09
PAUTA
 Dinâmica “Em cada lugar uma idéia.”
 Leitura do texto “A escola ensina para a vida?”
 Entrega do avançando na prática das unidades 21 e 22 TP 6;
 Socialização dos estudos individuais da unidade 23 do TP6;
 Entrega da sugestão de códigos de revisão de texto;
 Trabalho em grupo da unidade 24 do TP 6;
 Trabalho em grupo da página 222 do TP 6.(as cursistas deverão entregar o material produzido para a formadora);
 Leitura do texto “A menina do vestido azul”;
 Avaliação da oficina;
 Entrega das lembrancinhas e encerramento.

Iniciei a oficina com a dinâmica “Em cada lugar uma idéia”. As cursistas confeccionaram as partes do corpo e registraram as suas expectativas em relação ao curso. Logo após, montaram o boneco Gestar com os anseios, as dúvidas e as experiências de cada uma. Fizemos a leitura do texto “A escola ensina para a vida?” Debatemos o verdadeiro papel da educação, principalmente do professor de Língua Portuguesa. Revisamos e socializamos os estudos individuais da unidade 23.Recolhi o avançando na prática das unidades 21 e 22 do TP 6 e fizemos a socialização. As cursistas trabalharam com os alunos as atividades das páginas 91(atividade de palanejamento e escrita antecipada), da página 109 ( texto Origem do Carnaval) e da página 39 (texto publicitário para motivar a escrita). Discutimos a importância da reescrita dos textos e ofereci a sugestão de códigos de revisão textual. Trabalhamos com a unidade 24 do TP 6. As cursistas fizeram trabalhos em grupo, em seguida, apresentaram as conclusões a que chegaram sobre adolescentes, leitura e professores, a qualidade literária é primordial para adolescentes? Existem boas formas de explorar a literatura na escola?fizemos a leitura do texto “Menina do vestido azul” e comentamos como é possível mudar a realidade das nossas escolas, principalmente das nossas salas de aula. As cursistas realizaram a avaliação do encontro e cada vez que nos encontramos fico mais feliz e realizada. As avaliações mostram o carinho e a vontade de aprender mais e mais das cursistas de Pinheiros. São dedicadas e comprometidas com a aprendizagem e o sucesso dos alunos. Acredito que o Gestar II proporciona uma nova forma de ensinar a disciplina de Língua Portuguesa. Entreguei as lembrancinhas e nos despedimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores