quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Relatório – Encontro 10 – TP1 – Vila Valério – ES
Gestar II – Língua Portuguesa
Formadora: Myrcea Lourenzon Colombi
17/11/2009, às 12h – Encontro 10 (Unidades 03 e 04)

Iniciamos o encontro com a apreciação da mensagem “Procurei Tempo”, que nos mostra a importância de sempre tirarmos um tempo para as coisas que são realmente importantes para nós, a família, os amigos... Em seguida, apreciamos o vídeo “Mi ardi o oi”, que é uma canção produzida com o ritmo da música “We are the World”, de Michael Jackson, que foi um pequeno aperitivo para conversarmos sobre os temas: intertextualidade, a prática docente do uso de leitura e produção de textos e uso dos mesmos para o ensino da língua. Expomos, também, as experiências em sala de aula das atividades desenvolvidas, no qual os professores destacaram, mais uma vez, o despreparo dos nossos alunos para a prática da leitura, escrita e interpretação. Alguns professores das séries iniciais (5 e 6 Séries) sentiram dificuldades para aplicar o “Avançando na Prática”, pois seus alunos, na sua grande maioria, não tinham maturidade suficiente para bem desenvolver as atividades.
Falando de intertextualidade apresentei aos cursistas os slides com imagens da qual podíamos ver outra imagem, reforçando que a intertextualidade pode estar não somente em uma produção escrita. Após comentarmos sobre as imagens, fizemos a leitura das histórias em quadrinhos, também com exemplos de intertextualidade, vimos também, outros exemplos como o hino nacional com patrocinadores e a leitura do livro: “O Carteiro Chegou”, de Janet & Allan Ahlberg, do qual os professores adoraram. Após comentários e troca de ideias de como utilizá-lo em aula, os professores em um grupão, se organizaram para produzir uma história infantil, fazendo alusão a outras histórias, usando o mesmo recurso do livro “O carteiro chegou”. Ao qual produzimos uma história maravilhosa, e eu não pude ficar de fora, nessa eu não resisti.
Fizemos, ainda, a leitura do texto: “Carta a Um Fumante”, de Aya Ribeiro, e os cursistas produziram também um texto, na verdade usaram como base a canção: “Era uma casa...”, usando nomes de perfumes.
Por fim, produzimos a atividade proposta pela oficina, onde o grupo desenvolveu atividades de leitura e produção com base no texto “A língua”.
A oficina foi avaliada como produtiva, interessante, sugestiva, instigante, etc. pois as atividades desenvolvidas e estudadas foram desenvolvidas de maneira lúdica e criativa, sem contar na quantidade de ideias que surgiram com desde o estudo individual em casa, como em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores