terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Memorial de leitura

Na minha casa, eu e meus irmãos sempre tivemos contato com os livros. Eles eram os nossos companheiros porque meus pais trabalhavam longa jornada na loja, comerciantes, mas as três meninas liam mais,os quatros rapazes gostavam mesmo era da bola. Tive uma excelente professora alfabetizadora, Dona Arlenice. Durante as aulas de leitura, ela preparava uma atmosfera acolhedora para nos encantar. Vestia-se com os figurinos dos personagens das histórias, levava discos infantis e nos convidava para participarmos das histórias. O lúdico estava presente na minha sala de aula, uma professora à frente do seu tempo. Eu e minha amiga Silvane resolvemos imitá-la. Decidimos criar uma escolinha onde pudéssemos teproduzir toda essa magia para as nossas bonecas. Escolinha Rosa Flor, em homenagem a minha mãe Florípedes, professora aposentada e depois comerciante. Mais tarde os nossos alunos passaram a ser nossos vizinhos pequeninos, para quem líamos a coleção dos clássicos. Minha mãe muito atenta a meu interesse pela leitura comprava novas coleções. Na casa pequena tínhamos estante, na grande, biblioteca. Assim devorava o Tesouro da Juventude, meu preferido na adolescência, Monteiro Lobato e outros. Nessa fase amigas vinham a minha casa e fazíamos tarde de leitura, com a aprovação e corujice da minha mãe, pois ela queria uma filha professora. Na Ufes fiz Letras, li muito e hoje leio as obras psicografadas por Chico Xavier, dentre as minhas preferidas estão "Há dois mil anos " e "50 anos depois".

Etelvina Matilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores